domingo, 30 de outubro de 2011

Piscina ou rio qual será O batismo verdadeiro?

Alguns  batizam  nos rios outros batizam nas piscinas e ainda outros nos  tanques,  mas afinal qual será o batismo verdadeiro?  O batismo  era um ritual muito antigo, ha quem diga muito antes graça já existia  era uma maneira de purificação do homem. levítico 14,8.  mais tarde , tornou uma doutrina de arrependimento do pecado ao qual é ate hoje. Jesus batizou no rio Jordão, rio Jordão de águas correntes por isso todas as vezes que eu vejo um batismo na bíblia, eu vejo um batismo de águas correntes, marcos 1,5.   O batismo verdadeiro tem que ser  nas águas correntes assim como, Jesus foi, mas você que foi batizado na piscina não fique triste, se você crê que o seu batismo valeu, então não precisa batizar de novo não, pois é pela  sua  fé. 


 vejamos o livro atos  cap 8,36    a tradução ferreira de almeida revista e corrigida, esta que eles chegaram ao pé de alguma água, ao que dá a entender que era uma nascente ou seja água viva.  


vejamos outra visão no tempo de Jesus existiam  tantos tanques como por exemplo: tanque de  betesdá, ou tanque de siloé,  porque será que Jesus quis se batizar no rio jordão. 
vai aí um pequeno estudo.    por   Pr Vagner Araujo.




 Batismo é o anúncio público de uma experiência pessoal. É um ato cristão de obediência e um testemunho público do desejo do crente de se identificar com Cristo e segui-lo. Jesus nos deu seu exemplo e ordenou o ensino sobre o batismo. João Batista batizou Jesus no Rio Jordão, deixando-nos o exemplo para fazer o mesmo como uma afirmação pública da nossa fé. Da mesma forma, Jesus mandou que seus discípulos batizassem outros crentes (Mateus 28:19).


O batismo é um símbolo da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. É uma visão externa da mudança interna de uma pessoa. O crente deixa para trás a velha maneira de viver em troca de uma nova vida em Cristo. É símbolo de salvação - não um requisito para a vida eterna. Entretanto, como um ato de obediência, também não é opcional para os cristãos. O batismo indica nosso desejo de dizer à nossa igreja e ao mundo que estamos comprometidos com a pessoa de Jesus e seus ensinamentos.


O BATISMO DE JOÃO
Batismo significa mergulhar ou imergir. Um grupo de palavras diversas podem ser usadas para significar um rito religioso para um ritual de limpeza. No Novo Testamento, se tornou o rito de iniciação na comunidade cristã e era interpretado como morte e nascimento em Cristo.


João, o Batista, pregava o "batismo de arrependimento para o perdão dos pecados" (Lucas 3:3). Todos os evangelistas concordam sobre isso (Mateus 3:6-10; Marcos 1:4-5; Lucas 3:3-14). Reconhecemos o batismo como símbolo do nosso redirecionamento na vida. Nós nos arrependemos de nossa velha maneira de viver em pecado e desobediência. Mudamos a rota e damos uma nova partida.


As origens do batismo de João são difíceis de traçar. Possui semelhanças e diferenças em relação a obrigações e exigências feitas pelos judeus aos pagãos novos convertidos, tais como o estudo da Torá, circuncisão e o ritual do banho para expiar todas as impurezas do passado gentio.


A prática do batismo de João tinha os seguintes resultados:
1. Era intimamente relacionado com arrependimento radical, não somente dos judeus, mas também dos gentios.
2. Indicava claramente ser preparado para o Messias, que batizaria com o Espírito Santo e traria o batismo de fogo (Mateus 3:11).
3. Simbolizava purificação moral e assim preparava as pessoas para a vinda do reino de Deus (Mateus 3:2; Lucas 3:7-14).
4. A despeito da óbvia conexão entre o cerimonial de João e a igreja primitiva, o batismo realmente desapareceu do ministério direto de Jesus.


De início, Jesus permitiu que seus discípulos continuassem o ritual (João 3:22), porém mais tarde aparentemente ele descontinuou essa prática (João 4:1-3), provavelmente pelas seguintes razões:


1. A mensagem de João era funcional, enquanto a de Jesus era pessoal.
2. João antecipou a vinda do reino de Deus, enquanto Jesus anunciou que o Reino já havia chegado.
3. O rito de João era uma passagem intermediária até o ministério de Jesus.


O BATISMO DE JESUS 
Este fato marcou o início do ministério de Jesus. Alguns estudiosos discutem o fato de João Batista, ter batizado Jesus. Entretanto, o propósito e significado do batismo de Jesus permanecem controversos. João Batista proclamava que o reino dos céus estava próximo e o que o povo de Deus deveria se preparar para a chegada do Senhor através da renovação da fé em Deus. Para João, isso significava arrependimento, confissão de pecados e prática do bem. Assim sendo, por que Jesus foi batizado? Se Jesus não era pecador, como o Novo Testamento proclama (II Coríntios 5:21; Hebreus 4:15; I Pedro 2:22), por que se submeteu ao batismo de arrependimento para perdão dos pecados? Os Evangelhos respondem. 
O EVANGELHO DE MATEUS
O relato de Mateus sobre o batismo de Jesus é mais detalhado do que o de Marcos. Começa destacando a relutância de João Batista em batizar Jesus (Mateus 3:14), que foi persuadido somente depois de Jesus lhe ter explicado: "Deixa por enquanto, porque assim nos convém cumprir toda a justiça." (Mateus 3:15). Embora o significado pleno dessas palavras seja impreciso, elas pelo menos sugerem que o batismo de Jesus era necessário para cumprir a vontade de Deus.


Tanto no Velho como no Novo Testamento (Salmo 98:2-3; Romanos 1:17) a justiça de Deus é vista como a salvação Dele para o Seu povo. Por isso o Messias pode ser chamado de "O Senhor é nossa justiça" (Jeremias 23:6, Isaías 11:1-5). Jesus disse a João Batista que seu batismo era necessário para fazer a vontade de Deus em trazer a salvação sobre seu povo. Assim a declaração do Pai no batismo de Jesus é apresentada na forma de uma declaração pública. Enfatizava que Jesus era o servo ungido de Deus pronto para iniciar seu ministério, trazendo a salvação do Senhor. 


O EVANGELHO DE MARCOS 
Marcos apresenta o batismo de Jesus como uma preparação necessária para seu período de tentação e ministério. Em seu batismo Jesus recebeu a aprovação do Pai e a unção do Espírito Santo (Marcos 1:9-11). A ênfase de Marcos na relação especial de Jesus com o Pai, - "Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo"(Marcos 1:11) - aproxima duas importantes referências do Velho Testamento. A messianidade de Jesus é apresentada de uma maneira totalmente nova, na qual o Messias reinante (Salmo 2:7) é também o Servo Sofredor do Senhor (Isaías 42:1). A crença popular judaica esperava um Messias reinante que estabeleceria o reino de Deus, não um Messias que sofreria pelo povo. No pensamento dos judeus a chegada do reino dos céus estava também associada com ouvir a voz de Deus e com a dádiva do Espírito de Deus.
O EVANGELHO DE LUCAS
Lucas menciona rapidamente o batismo de Jesus, colocando-o em paralelo ao batismo de outros que se referiram a João Batista (Lucas 3:21-22). Ao contrário de Mateus, Lucas coloca a genealogia de Jesus depois de seu batismo e antes do início de seu ministério. O paralelo com Moisés, cuja genealogia ocorre logo antes do início de seu trabalho (Êxodo 6:14-25), não é mera coincidência. Provavelmente pretendeu-se ilustrar o papel de Jesus ao trazer livramento (salvação) ao povo de Deus assim como Moisés fez no Velho Testamento. Em seu batismo, na descida do Espírito Santo sobre si, Jesus estava apto a desempenhar a missão para a qual Deus O havia chamado. Em seguida a sua tentação (Lucas 4:1-13), Jesus entrou na sinagoga e declarou que havia sido ungido pelo Espírito para proclamar as boas novas (Lucas 4:16-21). Que o Espírito se fez presente no Seu batismo para ungi-lo (Atos 10:37-38).
Em seu relato, Lucas tentou identificar Jesus com as pessoas comuns. Isso é visto no berço da história (com Jesus nascido num estábulo e visitado por humildes pastores, Lucas 2: 8-20) e através da genealogia (enfatizando a relação de Jesus com toda a humanidade, Lucas 3:38) logo depois do batismo. Assim, Lucas via o batismo como o primeiro passo de Jesus para se identificar com aqueles que Ele veio salvar. Somente alguém que era semelhante a nós poderia se colocar em nosso lugar como nosso substituto para ser punido com morte pelo pecado. Jesus se identificou conosco a fim de mostrar Seu amor por nós.


No Velho Testamento o Messias era sempre inseparável do povo que representava (veja Jeremias 30:21 e Ezequiel 45-46). Embora o "servo" em Isaías seja algumas vezes visto de maneira conjunta (Isaías 44:1) e outras vezes como indivíduo (Isaías 53:3), ele é sempre visto como o representante do povo de Deus (Isaías 49:5-26), assim como o servo do Senhor. Evidentemente Lucas, bem como Marcos e Mateus, estava tentando mostrar que Jesus, como representante divino do povo, tinha se identificado com ele no batismo.


O EVANGELHO DE JOÃO
O quarto Evangelho não diz que Jesus foi batizado, mas que João Batista viu o Espírito descendo sobre Jesus (João 1:32-34). O relato enfatiza que Jesus foi a João Batista durante seu ministério de pregação e batismo; João Batista reconheceu que Jesus era o Cristo, que o Espírito de Deus estava sobre Ele e que era o Filho de Deus. João Batista também reconheceu que Jesus, batizava com o Espírito Santo, ao contrário de si mesmo (João 1: 29-36). João Batista descreveu Jesus como o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1:29). O paralelo do Velho Testamento mais próximo desta afirmação se encontra na passagem do "servo do Senhor" (Isaías 53: 6-7). É possível que "Cordeiro de Deus" seja uma tradução alternativa da expressão aramaica "servo de Deus".


A idéia de Jesus como aquele que tira os pecados das pessoas é obviamente o foco do quarto Evangelho. Seu escritor sugere que João Batista entendeu que Jesus era o representante prometido e salvador do povo.


AS CONCLUSÕES DOS EVANGELHOS
Nos quatro Evangelhos está claro que o Espírito Santo veio sobre Jesus no seu batismo para capacitá-lo a fazer a obra de Deus. Os quatro escritores reconheceram que Jesus foi ungido por Deus para cumprir sua missão de trazer salvação ao mundo. Essas idéias são a chave para o entendimento do batismo de Jesus. Naquela ocasião no início de seu ministério, Deus ungiu Jesus com o Espírito Santo para ser o mediador entre Deus e o seu povo. No seu batismo Jesus foi identificado como aquele que carregaria os pecados das pessoas; Jesus foi batizado para se identificar com o povo pecador. Da mesma forma, nós somos batizados para nos identificarmos com o ato de obediência de Jesus. Seguimos seu exemplo fazendo uma pública confissão do nosso comprometimento com a vontade de Deus.                 

30 comentários:

Anônimo disse...

Não está na biblia que tem que ser em piscina ou em rio.
Batismo significa mergulhar.
Batismo é um simbolismo de acordo com Romanos 6:4,quando você é mergulhado na água você está mostrando que está morrendo de uma vida de pecados,quando você é erguido nas águas você ta mostrando que é ressuscitado para uma vida com cristo.

Apóstolo Paulo disse...

Parabéns anônimo

Unknown disse...

Eu acredito que Jesus foi batizado no rio para mostra que o batismo e no Rio se fosse pra ser batizado na piscina ele teria sido batizado em qualquer um tanque tinha tantos tanques temos que seguir o exemplo de jesus .
Tem muita gente modificando o oque está escrito esqueci que Jesus falou que não podemos tirar nem acrescentar o que está na biblia
Batismo tem que ser no rio nas águas corrente como Jesus foi batizado ...

Anônimo disse...

Fui batizado na piscina e tenho a certeza que a água que está alí, não secou naturalmente. Em algum momento, aquela água teria que ser trocada ou higienizada. Sendo assim, de alguma forma, aquela água; em determinado momento, iria se tornar água corrente, independentemente do curso pela qual ela iria seguir.

Unknown disse...

Concordo

Unknown disse...

Eu só vou deixa minha opinião seja meu imitado como eu fui de Cristo Jesus se VC pode ser batizado no rio amém mais ser aonde VC não tem rio mais tem mar em tao ser batiza agora quere muda a palavra de Deus se VC pode fazer o que ta escrito na bíblia em faza não vai no que as pessoas fala eles só que ver a igreja deles cheia procule lê a bíblia ela e a verdadeira salvação

Unknown disse...

fui batisada em piscina. Mas minha vontade foi que fosse em Rio.. E hoje penso em me batisar denovo . pra fazer da maneira Serta. aguas corrente e não água parada . ainda mais quando se batisar 10 20 até 50 de pessoas de uma vez . confesso que achei bonito . Mas aquele momento não era pra achar bonito . E sim pra compri o que está escrito. Mas não julgo quem batizou igual a mim . Mas eu senti só peso ao sair da água. não senti um momento só meu com Jesus.

Anônimo disse...

Tem muitas pessoas que batizaram no rio e estão até hoje desviadas e outras se batizaram na piscina e estão até hoje na presença de Deus e vice e versa se a palvra disse que temos que imergir, é se aprofundar nas águas então não importa se é rio ou piscina desde que se aprofundam nas águas ja é um batizado, lembramos que rios também são muitos usados pra despacho de macumba , tudo que fizermos temos que consagrar a Deus e o mais importante não podemos perder é a fé.

PrPedroDaniel disse...

Mq7:18.19 lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

PrDaniel +5593991298713
Ajuda e aconselhamento pastoral.

Unknown disse...

batismo creio que se faz uma unica vez sendo esse na piscina ou aqua corrente ,tem pessoasque muda de igreja se batiza nvamente para se adaptar a igreja , queridos precisamos de agradar a DEUS E nao ao achismo do homem ventos de doutrina humana


























































Unknown disse...

Eu creio que Jesus se batizou pra nós deixa o exemplo, mas na bíblia não fala nada em ser de águas correntes, tanto que em atos 8:36 vemos isso, a importância do batismo e que vale, mas na época de jesus havia mas rios , era aonde jesus pecorria mas, e onde João Batista estava no momento..

Anônimo disse...

Jeaus foi batizado no rio porque ele foi ate joao se batizar isso nao quer dizer que o batismo tem que ocorrer em aguas correntes , quando felipe batizou o eunuco da a entender que nao foi no rio , a lugares no sertao do nordeste que para encontrar um um e km de distancia essas pessoas nao podem ser batizadas em alguma agua de tanque? oque vale realmente no batismo e a mudança de vida a abominaçao do pecado acrediatr que Jesus e o unico salvador de nossas vidas

Unknown disse...

Mas João nao tava batizado e tanque ou represa ele tava no Rio.porque era a melhor opção de batismo.quem não gostaria de água de rios.se João por ventura tivesse batizado em uma represa Jesus teria batizado do mesmo jeito.porque ele tava ali p q a professora se cumprice. Não e porque ele precisava de batismo ja q era um Homem santo.

Wagner disse...

Perfeito! Se os rios despejam suas águas no mar, fica entendido que o correto é se batizar num rio.

Wagner disse...

Perfeito! Se os rios despejam suas águas no mar, fica entendido que o correto é se batizar num rio.

Unknown disse...

Simm concordo

Unknown disse...

Ouriooupisina

Unknown disse...

Orepormim

Unknown disse...

Sim mas foi várias almestempo na água acumulada ..tem ser no Rio po que Batizou os rios leva logo teus pecado. Na piscina fica la acumulada depois que vem esvazia.

Unknown disse...

Concordo plena mente.👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍

Unknown disse...

Beleza faça o serto. 👍várias igreja pensam muito em DINHEIRO AVERDADE e essa.

Unknown disse...

Então tem que ser no rio Jordão e não em piscina e represa se for prá seguir a bíblia..

Anônimo disse...

O certo é em águas correntes, rios, lagos caixoeira. Seja meus imitadores disse Jesus. Na palavra de Deus não se tira uma vírgula ou ponto. As igrejas hoje estão se perdendo não querem ser sal e Luz . São lobos devoradores e ladrões salteadores.

Anônimo disse...

Verdadeiro batismo é sim em aguas correntes Jesus nos deixou exemplo em tudo inclusive na forma de ser batizado nao segue aqueles que sao rebelde que querem distorce o Ensino do Senhor Jesus .

Anônimo disse...

A partir do momento em que a pessoa aceita a Jesus,ele perdoa tds os pecados..
Não é a água do tanque ,rio ou piscina etc,que perdoa o pecado ou salva alguém!
Muitos crentes sem entendimento julga o outro só pq ele foi batizado em piscina e não devemos fzr isso..
Cada um crê da forma que achar melhor..
O importa é que o crente cumpriu com a justiça divina!
A água da piscina é tratada c/ produtos especiais e o pecado de ninguém fica parado ali pq tb já foi perdoado por Jesus ,ali morre o velho homem e nasce o novo homem seja em tanque,rio ,piscina ou em qualquer outro lugar!!

Anônimo disse...

Aí já é tipo superstição ; tipo simpatia tem que ser em água corrente e na bíblia não condena por ser batizado em piscina não encontrei na bíblia afirmando que tem que ser em riu o senhor Jesus( disse aquele que crê e for
Batizado será salvo )

Anônimo disse...

Simples assim acredito que vai de opinião,eu queria ser batizado em riu mas não deu por que o pastor acho melhor ser na piscina por que tinha muita criança que foi no batismo e era muito arriscado simples assim

Anônimo disse...

Eu cri e fui batizado

Anônimo disse...

Me mostra na bíblia que tá afirmando que jesus tá falando que tem que ser só em riu mas ele tem que está afirmando que é só em riu aí sim ,caso contrário isso é anatema

Anônimo disse...

Sem fala que esta desviando as pessoas da verdade, fato que aconteceu comigo,eu tinha me afastado e voutei para os caminhos do Senhor estava indo firme até o pastor invalida meu batismo fiquei triste com isso e não retornei mais,mas Deus é misericordioso e me preparo outro lugar para eu congregar, infelizmente isso está desviando muita gente da verdade